COLETOR SOLAR VERTICAL A VACUO BAIXA PRESSÃO 30 TUBOS
AÇO INOX 316
O coletor solar a vácuo baixa pressão Sultherm é composto pelo manifold (cabeceira), isolamento térmico, pelas estruturas metálicas e pelos tubos a vácuo.
O Manifold é composto por um tanque interno construído em Aço Inox 316 e pelo tanque externo composto por aço galvanizado e pintado por processo eletrostático ou em aço inox. O isolamento térmico é composto por poliuretano expandido de alta densidade.
As estruturas são compostas por aço galvanizado e pintado por processo eletrostático ou em aço inoxidável.
Este coletor é utilizado para sistemas em baixa pressão até 5 MCA e o processo de aquecimento é realizado através de um conjunto de tubos de vidro de borosilicato de alta resistência com parede dupla dentro da qual existe um vácuo. A parede interna dos tubos está coberta por 3 camadas (CU/SS-ALN). O nitrato de alumínio é um material com excelente capacidade de absorção de calor e o cobre um ótimo condutor, tornando o processo de aquecimento de água muito mais rápido e eficiente.
* Esse coletor deve ser usado em conjunto com outros equipamentos, como o Rerservatório Térmico, podendo ser utilizado em sistema em termossifão ou com circulação forçada, obedecendo as regras estabelecidas em seus respectivos manuais do usuário e instalado através de técnicos capacitados.
NOVA ERA ENERGÉTICA RENOVÁVEL
O novo conceito de tecnologia para aquecimento de água com alta performance térmica, alcança temperaturas mais elevadas,
mesmo com baixa incidência solar ou em regiões muito frias.
SISTEMA DE TUBOS A VÁCUO
A captação de energia térmica é realizada através de um conjunto de tubos de vidro de borosilicato de alta resistência com parede dupla dentro da qual existe um vácuo. A dureza deste vidro o torna extremamente resistente, para se ter uma idéia, o ponto de maleabilidade do vidro de Borosilicato é de 800ºC, enquanto a do vidro temperado é de 500ºC. A parede interna dos tubos está coberta por 3 camadas (CU/SSALN). O nitrato de alumínio é um material com excelente capacidade de absorção de calor e o Cobre um ótimo condutor, tornando o processo de aquecimento de água muito mais rápido e eficiente.


ABSORÇÃO SOLAR
Os coletores solares de tubos a vácuo são extremamente eficientes, chegando a 96% de captação na incidência. A figura abaixo mostra a diferença captada pelo infravermelho, a esquerda o modelo tradicional, e a direita o de tubos a vácuo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- Sistema desenvolvido na Alemanha. Aquece a água mesmo sob climas de temperaturas negativas até -10°C;
- Manifold (cabeceira) interno AIN316 e acab.externo e estrutura em Aço Galv.Pint.
- Aquece a água em condições de banho em menos de 1 hora;
- Único aquecedor solar do mundo que pode ferver a água (100° C);
- Baixo custo, sistema se paga de 2 a 3 anos;
- Resistência a granizo 25mm de diâmetro;
- Não necessita de válvula anti-congelamento, devido à tecnologia de vácuo entre os tubos;
- Rodapé todo de metal inclusive para o apoio dos tubos (sem partes plásticas);
- Conectores de entrada/saída do coletor em 1'';
- Espessura dos tubos de vidro em 2,00 mm com tecnologia de 3 camadas.

SUGESTÃO DE DIMENSIONAMENTO
O dimensionamento do número de tubos em relação ao reservatório é de suma importância para obtenção do melhor rendimento do equipamento. Para isso, além de se ater ao volume de seu reservatório dever-se-á observar a latitude de sua região e o posicionamento (azimute) em relação ao norte geográfico que será posicionado o coletor.
Tomando-se como base que o coletor será posicionado adequadamente segue abaixo, sugestão de como dimensionar o equipamento para sua necessidade.
- Para latitudes >= 24°, aconselha-se o uso de 8 a 10 tubos para cada 100 litros de água (regiões mais frias);
- Para latitudes < 24°, aconselha-se o uso de 5 a 6 tubos para cada 100 litros de água (regiões mais quentes);
Exemplo:
Fórmula: N° tubos = (Volume Boiler / 100) * (Tubos por 100 litros)
Caso sua latitude seja de 25°C, um exemplo como a cidade de Curitiba-PR, para um reservatório de 500 litros seria necessário o uso de no máximo 50 e de no mínimo 40 tubos.
* as sugestões acima não são obrigatórias, e não constituem regra, porém são referenciadas pelo fabricante como importantes para obtenção de um melhor rendimento. Entretanto, deve-se observar a utilização máxima de tubos para cada 100 litros como limite máximo de uso.
Registro INMETRO N° 001119/2016.
Registro INMETRO N° 006499/2017.
Mais informações: Catálogo técnico coletores a vácuo baixa pressão
Certificados:
